Fixação dos Perfumes
  Carregando... Por favor, aguarde...
Sizercom - Sua Loja Virtual
   11 2626-7858

Fixação dos Perfumes

Fixação dos Perfumes

 


No perfume, a fixação não é sinônimo de qualidade. Existem perfumes maravilhosos que não são muito duradouros e perfumes de longa duração pouco agradáveis, às vezes é melhor uma satisfação intensa em poucas horas do que 24 horas de que algo extremamente enjoativo.

A fixação de um perfume não depende apenas de um fator, mas sim da combinação de vários fatores. Os principais são eles: O tipo da fragrância; a masseração; o tipo de pele do usuário e a temperatura ambiente; Etc.

Fragrância.

As diferentes matérias-primas e concentrações fazem com que as fragrâncias durem mais ou menos na pele. É preciso levar em conta a utilização de matérias-primas naturais, nobres e raras na composição; a direção olfativa (por exemplo, um cítrico jamais poderá ser classificado como "eau de parfum", pois é uma fragrância muito leve e volátil, fresca e com baixa durabilidade na pele); e, por fim, a concentração da essência no produto.
Confira a duração de diferentes itens da perfumaria.

Perfume - 18% a 30% de concentração de essência - mais de 12 horas de fixação

Eau de Parfum - 15% a 20% de concentração de essência - entre 10 a 12 horas de fixação

Desodorante Colônia/Eau de toilette - 5% a 15% de concentração de essência - entre 5 e 10 horas de fixação

Splash Colônias - 3% a 5% de concentração de essência - entre 3 e 6 horas de fixação

Masseração.

Masseração é um processo onde o perfume após ser fabricado permanece em repouso por um determinado período de tempo. Normalmente o período de masseração utilizado pela maioria das indústrias é de 30 dias. No entanto quanto maior o período de masseração, maior será a fixação deste perfume. Visto que os perfumes continuam masserando após o envase, mesmo dentro da embalagem, não é apropriado comparar imediatamente a fixação de um perfume que você levou 1 ano para gastar, com o mesmo perfume recém-fabricado. Neste caso alguns usuários com o olfato bem apurado, podem verificar alguma diferença na fixação no primeiro momento.

Tipo de pele.

Após ser aplicado na pele, o perfume interage com diversos compomentes de nossa pele. Algumas fragrâncias tem pequena variação de odor de acordo com o tipo de pele do usuário. Perfumes aplicados em pessoas com pele negra, tendem a fixar mais por causa da melanina existente neste tipo de pele. Se, por exemplo, você tem uma pele oleosa, a tendência é a fragrância se mostrar mais intensa e durável. Já uma pele seca terá dificuldades de segurar o aroma. Além do tipo, o ph (ou acidez) de sua pele também é um dos motivos que fazem as notas de composição de um perfume durar mais ou menos. Tambem podem afetar o cheiro do perfume! Uma perda significativa de peso ou mudança de dieta causam, normalmente, alterações. O uso de antibióticos também pode afetar as reações químicas das fragrâncias na pele.

Temperatura ambiente.

A temperatua ambiente é outro fator decisivo. Obviamente os perfumes evaporam. Assim quando o clima está muito quente os perfumes fixam menos tempo. Quando o clima está fresco os perfumes fixam mais tempo. O mesmo princípio se aplica a pessoas em dias agitados que necessitam transitar de um lado para outro ou caminhar muito. E usuários passam o dia inteiro em um ambiente com ar condicionado terão um resultado de fixação maior do que se estiver trabalhando na rua.

Acomodação Olfativa

Agora, existe uma outra explicação que é muito frequente, mas que na verdade não é uma causa. Acontece que muita gente se queixa do perfume ter sumido completamente em poucas horas, mas ele ainda continua firme e forte lá. Antes de brigarem comigo achando que eu não acredito em vocês ou então que to chamando vocês de malucas, a culpa é da fadiga olfativa. Não querendo entrar em termos anatômicos e científicos, resumo que a gente acaba se acostumando com o aroma do perfume e daí temos a falsa ideia de que o perfume desapareceu. Antes de tirar conclusões precipitadas, pergunte para alguém que não estava no mesmo ambiente que você se ele/ela ainda sente a fragrância.

Qual a conclusão? 

A fixação é uma caixinha de surpresas! A gente nunca tem como garantir como será na pele de cada pessoa. Mas é claro que sempre existe algum truque para ajudar. Aplicar um hidratante do perfume correspondente ou então um sem cheiro (pode ser óleo também) logo após o banho – com a pele seca mas ainda morna – ou então alguns minutos antes de usar o perfume melhora demais a duração do mesmo na sua pele. E se ainda assim não fizer muita diferença, a solução é dar uma borrifada na sua roupa (de longe para não manchá-la) ou nos cabelos, onde a complexidade da química é muito menor.

E antes que alguém fale que o perfume quando aplicados nesses locais vai ter um aroma diferente do da sua pele, respondo que é uma meia verdade. Sim, a probabilidade é grande dos aromas evoluirem de modos distintos, mas também existe a probabilidade de serem similares. E mesmo que não sejam, trata-se do mesmo perfume, então os aromas se complementam.

Sizercom - Sua Loja Virtual
Televendas:
Central de Atendimento (11) 2626-7858
Whatsapp (11) 97272-3362
SAC (11) 3925-6411
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-Feira das 10hs as 20hs
Sábado das 10hs as 14hs
 

Rua Joaquim Ferreira da Rocha